Ginástica Rítmica é apresentado em praça pública
Ritmos e cores: Eu sou você. Esse foi o tema apresentado na praça da Bandeira, por 120 ginastas do projeto Ginástica Rítmica de Canavieiras (Gicas). Ao total, foram 26 coreografias, entre conjuntos com aparelhos e mãos livres, além de séries individuais.
Segundo o prefeito de Canavieiras, Almir Melo, o projeto Gicas tem a finalidade de proporcionar aos jovens das escolas municipais a mesma oportunidade dos alunos de alunos de dança das escolas particulares. “É um projeto que vem dando certo e muitos jovens vêm se destacando, o que é uma demonstração de que o investimento em cultura vale a pena”, diz o prefeito.
Coordenado pela técnica em ginástica Rítmica Sheyla Athaly, o espetáculo deste ano foi mais colorido, em alusão ao tema. “Acrescentamos materiais adaptativos, como cocos nas roupas das ginastas e cetilhos nas mãos, fazendo referência às ondas do mar. Tentamos deixar o ambiente o mais alegre possível, para receber os pais de familiares das meninas”, disse Sheyla.
Segundo Sheyla Athaly, a cultura baiana foi a base de todo espetáculo, com músicas de cantores baianos, a exemplo de Caetano Veloso e Gilberto Gil, passando ainda pelo axé music dos anos 80. Entre as séries, o esposo de Sheyla, Flávio Adorno, recitou poemas ligados ao tema, para entreter o público presente.
Explica Sheyla, as aulas do projeto acompanham o calendário letivo e durante todo o ano, as participantes trabalham o desenvolvimento corporal e social. “O espetáculo de final de ano é uma consequência do trabalho que realizamos o ano inteiro. Nosso objetivo é diminuir a evasão escolar e tornar essas meninas mais saudáveis em todos os aspectos, além, é claro, de melhorar o relacionamento com a família. Inclusive, o público-alvo da apresentação é a família, que sempre faz questão de comparecer.
O projeto – A Prefeitura de Canavieiras, através da Secretaria da Educação, desenvolve desde 2013 o Projeto de Ginastica Rítmica (Gicas) em sete escolas do município – Noécia, Rotary, Comunitária, Lions, Frederico Minervino, Raio do Sol (Apae) e Rita Braga, com intuito de oportunizar meninas na faixa etária de seis a 16 anos de idade a prática dessa modalidade, dando importância ao desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo social contribuindo para melhoria da qualidade de vida.
As aulas acontecem três vezes por semana no Centro Ginástico Feminino. Além dos profissionais cedidos pela secretaria, a Prefeitura também oferece o local para sediar o projeto e o pagamento da energia elétrica, água e manutenção do local.